No 08 de abril de 2016 as alunas do Curso de
Pedagogia da Faculdade Maria Milza – FAMAM, por meio das disciplinas
Organização Curricular e Avaliação, Educação e Multiculturalismo, Gestão
Escolar e Pesquisa e Prática Pedagógica, orientadas pelas professoras Denise
Pimenta, Lúcia Menezes e o professor Roque Sérgio, participaram de um trabalho
de campo realizado na Escola Cosme e Damião na Comunidade Quilombola do Kaonge,
situada na região do Vale do Iguape, localizada no Recôncavo Baiano, município
de Cachoeira. O Kaonge faz parte de um conjunto de comunidades quilombolas,
como Dendê, Kalembá, Engenho da Ponte, Engenho da Praia, Kalolé, Kaimbongo
Velho, Tombo, Imbiara, Engenho da Vitória, Engenho Novo, Engenho da Cruz e
Brejo.O histórico de resistência, as dinâmicas embasadas no trabalho coletivo e
a cultura, são legados de seus ancestrais que perpetuam nos dias atuais e
reforçam a identidade local.
O contato com a comunidade Quilombola Kaonge e
a observação em sala de aula situada
dentro da comunidade, proporcionaram às alunas momentos de compreensão da
importância histórica e cultural do meio
ambiente em que vivem essa população, e principalmente, o convívio e o entendimento
dos diferentes contextos atuais da população brasileira, principalmente na
questão da diversidade no enfoque curricular, ampliando discussões em diferentes
esferas educacionais.
Na Roda de Conversa com a mestre Griô, Dona
Juvani Viana, primeira professora local e hoje diretora da escola, contou sobre a história da comunidade e o percurso da
criação da escola São Cosme e Damião. Muitos registros, fotos, gravações e
indagações por parte das alunas.
Vivenciar a sala de aula e a conversa com a
professora Juci, pedagoga e pós-graduada em educação, foi outro momento
importante. As conquistas desse processo educacional e as práticas educativas
evidenciadas na escola, in loco,
contextualizam a realidade sociocultural em suas práticas pedagógicas.
Obrigada Comunidade Quilombola do Kaonge!
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